segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Cultura EUA

O Estados Unidos é uma nação multicultural, lar de uma grande variedade de grupos étnicos, tradições e valores.Além das já pequenas populações nativas americanas e nativas do Havaí, quase todos os estadunidenses ou os seus antepassados emigraram nos últimos cinco séculos.A cultura em comum pela maioria dos americanos é a cultura ocidental em grande parte derivada das tradições de imigrantes europeus, com influências de muitas outras fontes, tais como as tradições trazidas pelos escravos da África.A imigração mais recente da Ásia e especialmente da América Latina adicionou uma mistura cultural que tem sido descrita tanto como homogeneizada quanto heterogênea, já que os imigrantes e seus descendentes mantêm especificidades culturais.
De acordo com a análise de dimensões culturais de Geert Hofstede, os Estados Unidos têm maior pontuação de individualismo do que qualquer país estudado.Apesar da cultura dominante de que os Estados Unidos sejam uma sociedade sem classes, estudiosos identificam diferenças significativas entre as classes sociais do país, que afetam a socialização, linguagem e valores.A classe média e profissional estadunidense iniciou muitas tendências sociais contemporâneas como o feminismo moderno, o ambientalismo e o multiculturalismo.A autoimagem dos estadunidenses, dos pontos de vista social e de expectativas culturais, é relacionada com as suas profissões em um grau de proximidade incomum.Embora os americanos tendam a valorizar muito a realização sócio-econômica, ser parte da classe média ou normal é geralmente visto como um atributo positivo.Embora o sonho americano, ou a percepção de que os americanos gozam de uma elevada mobilidade social, desempenhe um papel fundamental na atração de imigrantes, alguns analistas acreditam que os Estados Unidos têm menos mobilidade social que a Europa Ocidental e o Canadá.
As mulheres na sua maioria trabalham fora de casa e recebem a maioria dos diplomas de bacharel.Em 2007, 58% dos estadunidenses com 18 anos ou mais eram casados, 6% eram viúvos, 10% eram divorciados e 25% nunca haviam sido casados.O casamento entre pessoas do mesmo sexo é um tema controverso no país. Alguns estados permitem uniões civis, em vez do casamento. Desde 2003, vários estados têm permitido o casamento entre homossexuais, como resultado de ação judicial ou legislativa, enquanto os eleitores em mais de uma dezena de Estados proibiram a prática através de referendos.
Desde finais do século XIX, o beisebol é considerado como o esporte nacional, enquanto o futebol americano, o hóquei no gelo e o basquete são outros três grandes esportes de equipe profissionais. As ligas universitárias também atraem grandes audiências. O futebol americano é o esporte mais popular no país.O boxe e a corrida de cavalo foram uma vez os esportes individuais mais vistos, mas foram substituídos pelo golfe e o automobilismo. O futebol vem crescendo de popularidade desde a criação da MLS.O futebol e outros esportes do exterior também são populares and college (NCAA) levels.
A maioria dos esportes mais importantes do país evoluíram com formas práticas europeias, como o basquete, o voleibol, a animação e o snowboarding são esportes criados dentro do território nacional. O lacrosse e o surfe surgiram de povos ameríndios e nativos do Havaí. O Comitê Olímpico dos Estados Unidos organizou, em 1904, os jogos olímpicos de verão, em St. Louis, Missouri; os jogos de Los Angeles em 1932 e 1984 e mais recentemente os jogos de Atlanta em 1996. Em 2004, os Estados Unidos conseguiram um total de 103 medalhas, das quais 35 eram de ouro. O país conquistou, ao total, 2301 medalhas em Jogos Olímpicos de Verão,onde é o país que mais venceu, e 216 nos Jogos Olímpicos de Inverno, onde é o segundo país no ranking total, atrás apenas da Noruega.
As principais artes culinárias estadunidenses são semelhantes às de outros países ocidentais.Alimentos comuns do café da manhã (ou pequeno almoço) norte-americanos são ovos batidos, bacon, panquecas, cereais e pães com pasta de amendoim, acompanhados com café ou suco, na maioria das vezes, de laranja. O almoço do norte-americano é leve - as razões são o pouco tempo disponível para almoço para os trabalhadores e estudantes. Um almoço pode ser simples ao ponto de ser constituído de apenas um único sanduíche, e só. O jantar é para a maioria das famílias norte-americanas o principal prato do dia. Os Estados Unidos são o maior consumidor de café do mundo. Muitos norte-americanos tomam café logo pela manhã, e vários tomam café durante o trabalho. Além disso, o Estados Unidos também é o maior consumidor de refrigerantes do mundo. Os Estados Unidos são famosos mundialmente pelas suas redes de fast-foods. Os norte-americanos almoçam muitas vezes em fast-foods, justamente por causa do pouco tempo disponível dos trabalhadores para almoço - bem por causa dos baixos preços dos produtos oferecidos.. O trigo é o principal cereal.A cozinha tradicional estadunidense utiliza ingredientes como peru, veado, carne de cervo de rabo branco, batata, batata doce, milho, abóbora e xarope de bordo, alimentos utilizados pelos povos nativos americanos e pelos colonizadores europeus.Carne de porco lentamente cozida e churrasco de carne, crabcakes, batata frita e cookies de chocolate são pratos distintamente estadunidenses. A soul food, desenvolvida por escravos africanos, é popular em todo o Sul e entre muitos afro-americanos em todo o país. O sincretismo, como o presente nas culinárias crioula da Louisiana, Cajun e Tex-Mex, é regionalmente importante.
Pratos característicos como a torta de maçã, frango frito, pizza, hambúrgueres e cachorros-quentes decorrem das receitas de diversos imigrantes. Batatas fritas, pratos mexicanos como tacos e burritos e pratos de massas livremente adotados a partir de fontes italianas são amplamente consumidos.Estadunidenses geralmente preferem café a chá. O marketing feito por indústrias do país é largamente responsável pela onipresença de suco de laranja e leite no café da manhã.Durante os anos 1980 e 1990, a ingestão calórica dos estadunidenses aumentou 24%; as frequentes refeições de fast food estão associadas com o que as autoridades de saúde chamam a "epidemia de obesidade" nos Estados Unidos. Refrigerantes adoçados são amplamente populares; bebidas adoçadas são responsáveis por 9% da ingestão calórica do estadunidense médio.


 

Cultura alemã

A vida cultural na Alemanha sempre foi riquíssima. Na música, na literatura, nas artes plásticas, na filosofia etc. Ver televisão é um dos passatempos preferidos dos alemães em suas horas livres. Outra atividade de lazer muito praticada são passeios nos parques, assim como a prática de esportes e atividades assistenciais. Gostam muito de passear de bicicleta também! As culturas são muito diferentes, e há possibilidades de você se deparar com alemães divertidos, super alto astral e de contato pessoal rápido, assim como não (normalmente eles te cumprimentam com um aperto de mão e não com beijinhos no rosto e são mais reservados que os brasileiros).´Aqui é muito difícil ter aquelas festonas em praças ou em clubes (como no Brasil), os jovens vão muito para "discotecas" e ouvem em geral músicas internacionais', claro que a música alemã é maravilhosa também. A maioria das escolas não possuem uniforme.
______________
A culinária alemã varia também de região para região. Umas são mais conservadoras e outras mais inovadoras, portanto tem-se varias opções culinárias em cada região.

°°Ao norte, por exemplo, onde as influências holandesas, escandinavas e polonesas misturam-se às tradições alemãs, encontramos sopas grossas, peixes e carnes defumadas.

°° Alemanha central é conhecida por fazer uso de ingredientes como cerveja, pão e presunto, além de ragouts, vegetais frescos e doces folhados eslavos.

°° Ao sul (em especial nas províncias de Baden e Rhineland, a terra do vinho), a carne de caça predomina. Na Bavária, por sua vez, os carros-chefes são as carnes e a pâtisserie.

Mas em geral se come muita batata, carne suína, molhos prontos, "salsichas - calabresas", os pães de todas as cores e formatos, como os integrais, de centeio e trigo ..couves, bolos e tortas e assim vai!

Não se bebe tanta cerveja como pensamos em todas as regiões não.

Cultura russa

A cultura russa é uma das culturas mais variadas do mundo. Graças ao seu grande território, a Rússia possui grandes monumentos espalhados pelo país, tem grandes escritores e literários, músicos, arquitetos, pintores e etc.

Índice

  • 1 Língua e literatura
  • 2 Arquitectura e monumentos
  • 3 Arte e museus
  • 4 Música, teatro e cinema
  • 5 Superstições
  • 6 Ver também
  • 7 Referências

Língua e literatura

A língua russa é uma das mais espalhadas no mundo.
A literatura russa é muito famosa, e entre os grandes mestres da literatura universal contam-se russos como Alexander Pushkin, Fiodor Dostoievski, Lev Tolstoi, Anton Tchekhov, etc.
Grandes livros foram lançados como Guerra e Paz, Anna Kanerina, Ivan - o Imbecil, etc.

Arquitectura e monumentos


Igreja de Ostrov - Estilo da Moscóvia.

Igreja de madeira em Kizhi

Igreja de madeira em Suzdal



Em termos estilísticos, os períodos de Arte Russa são dividos da seguinte forma:
  • Rússia Medieval (988-1230)
  • Pré-Muscóvia (1230-1530)
  • Estilo de Muscóvia (1530-1630)
  • Pós-Muscóvia (1612-1712)
  • Rússia Imperial (1712-1917)
  • Pós-Revolução (1917-1932)
  • Pós-Guerra Soviética
  • Rússia Moderna
Durante séculos, o material de construção mais usado era madeira. Até hoje, por todo o país há muitos edifícios de madeira, de casas comuns até belíssimas igrejas. Há museus de arquitectura de madeira em Suzdal e Kizhi.
Na Rússia Medieval, os monumentos têm muita representação do cristianismo antes e depois do Cismo do Oriente.
Esta corrente estilística precedeu as correntes estilísticas que viriam a ser usadas independentemente na Ucrânia e na Bielorrússia.
Todas outras correntes foram sucessivamente melhorando, quer em termos de riqueza quer em termos de elegância. Porém, a cúpula é a forma mais usada pelos russos no seus monumentos.
O estilo russo é muito interessante e foge aos restantes da Europa.

Arte e museus


Trinidade, Andrei Rublev, século XV

Matrioshka


A Rússia tem uma tradição ortodoxa de vários séculos. Ícones russos são conhecidos por todo o mundo. Nos séculos XIX e XX desenvolvem-se vários estilos artísticos, inclusive a célebre vanguarda russa.
Há vários estilos da arte decorativa tradicional, entre os quais gzhel, khokhloma, palekh.
A Galeria Tretyakov em Moscovo, o Museu Russo e o Museu Hermitage, ambos em São Petersburgo, são centros onde pode-se ver pricipais obras primas da arte russa. Sua Academia de Arte é uma das mais importantes do mundo.

Música, teatro e cinema

A música russa é extremamente rica e diversificada. Do ballet ao rock, do POP ao Rap, do Hard Rock à erudita, destacam-se inúmeros compositores, cantores, escritores, etc.
Na música erudita destacam-se grandes compositores como Tchaikovski e Rachmaninoff.
A era soviética traz novidades como cantores a solo, novos instrumentos, orquestras menores. Os grandes cantores foram Leonid Utyosov, Alexander Vertinsky, Konstantin Sokolsky, Pyotr Leshchenko...
Durante a Perestroika, muitos compositores e cantores foram revelados. Trouxeram o rock e o Pop.
Formaram-se bandas como Kino, Nautilus Pompilius, Alisa, Aria, DDT. Algumas delas ainda estão vivas.
Finda a URSS, a música russa vai-se diversificando em todos os temas da música como o Trance, o rock, o pop, a disco.
Bandas conhecidas no mundo foram formadas graças à liberalização das ideias. Algumas delas são as T.A.T.u, Linda, Catharis, Zemfira, etc.
Teatro Bolshoi em Moscovo e Teatro Mariinsky em São Petersburgo (na época soviética conhecido como Ballet Kirov) são dois centros do ballet russo conhecidos no mundo.
Cinema russo é também muito conhecido, a partir dos inícos do século XX (Sergei Eisenstein, Vsevolod Pudovkin, etc.).

 Superstições

O povo russo é muito supersticioso. Aqui vão alguns exemplos:
  • Antes de viajar, os viajantes têm de fazer um momento de silêncio.
  • Após alguém sair de casa para uma viagem, ninguém deve fazer as limpezas durante a ausência do proprietário.
  • Partir um espelho não dá azar, mas olhar-se através de um partido, provoca sete anos de azares seguidos.
  • Se fores ser examinado, não faz a tua cama e veste-te como novo. Dá sorte.
  • Os aniversários devem ser celebrados no fim-de-semana a seguir ao dia do aniversariante, a não ser que este dia calha num Sábado ou num Domingo.
  • Falar do futuro ou gabares-te do teu futuro pode dar azar.
  • Caso te tenhas esquecido de alguma coisa, antes de a ires recuperar, vê-te no espelho senão o regresso poderá ser caótico.
  • Os solteiros não devem sentar-se nas esquinas, senão, não casam.
  • A dares uma carteira, esta deve ter sempre algum dinheiro lá dentro, senão o presenteado poderá ter azar na sua vida financeira.

[editar]