quarta-feira, 27 de junho de 2012

As 10 fobias mais bizarras do mundo

As 10 fobias mais bizarras do mundo






Algumas das coisas mais simples do nosso cotidiano podem “arruinar” suas vidas.

Para a maioria de nós estes medos parecem engraçados ou banais; mas não é como se sentem aqueles que sofrem delas. Eles enfrentam severas reações mentais e fisiológicas toda a vez que entram em contato ou sequer pensam naque os aterroriza.

É bem provável que você mesmo flagre a si mesmo com traços de algumas delas.





1. COULROFOBIA – MEDO DE PALHAÇOS

A fobia é bem comum nas crianças, mas é encontrada nos adolescentes e adultos também. Os acometidos por este mal geralmente sofreram uma experiência pessoal ruim, em tempos passados, com palhaços ou viram alguma imagem sinistra na mídia. Um estudo recente descobriu que as crianças têm medo das decorações de hospital com base em palhaços. Nenhuma das crianças e adolescentes pesquisados afirmou gostar de palhaços.


2. GLOBOFOBIA – MEDO DE BEXIGAS

Definido como “um medo persistente, anormal e irracional de bexigas”, a cada ano essa fobia surpreendentemente comum causa dificuldade a inúmeras pessoas. A fobia em si se manifesta de maneiras diferentes. Alguns sofrem por quase todo o tempo e outros apenas por estímulo direto. Todos possuem sua única fórmula de como e quanto se sentem mal.

Como muitas outras fobias, a globofobia é criada por um mecanismo de proteção da mente inconsciente. Em algum ponto do passado provavelmente houve algum evento ligando as bexigas com trauma emocional.


3. ALGODÃOFOBIA – MEDO DE BOLAS DE ALGODÃO

“Alguém compartilha comigo meu terror de bolas de algodão? (É tão terrível, que elas me causam ataques de pânico.) Estou falando sério… Desde que era criança eu não podia tocá-las, e enquanto eu ficava mais velha passei a desenvolver um medo tão extremo, que tenho reações físicas apenas ao pensar nelas. Eu as evito nas lojas e não permito que entrem em minha casa. Eu sei, muitos dos meus amigos acham que é muito engraçado, mas eu preferiria ficar de pé no topo de um arranha-céu, cercada de aranhas e cobras do que ter que olhar para uma bola de algodão novamente.”

Medo de bolas de algodão é uma das novas fobias que ainda tem que ser nomadas oficialmente. O nome proposto é simples: algodãofobia.


4. MEDO DE PICLES

Mariah diz que a textura, o cheiro e apenas um pensamento sobre picles a aterroriza. Ironicamente ela trabalha como garçonete.


5. ITIFALOFOBIA – MEDO DE EREÇÕES

Aversão e medo mórbido irracional, desproporcional e persistente de ver um pênis ou ter o pênis ereto.

A maior parte daqueles que sofrem deste mal ficam surpresos por saber que não estão sozinhos nesta surpreendentemente comum, porém raramente mencionada, fobia.

Para quem sofre de itifalofobia apenas ter, ver ou pensar em uma ereção pode levar a ataques de pânico ou ansiedade severa.

6. EFEBOFOBIA – MEDO DE ADOLESCENTES

A efebofobia é definida como um medo irracional (psicológico e social) de adolescentes e um preconceito contra eles. Os efeitos deste mal parecem causar graves efeitos na saúde econômica das nações. Ao menos um grande economista (Kirk Astroth, 1994) propôs que o medo da juventude pode ter sérias conseqüências na economia.
7. GIMNOFOBIA – MEDO DA NUDEZ

É o medo ou ansiedade sobre ser visto nu e/ou ver outros da mesma maneira, mesmo em situações onde ela é sociamente aceita, como no vestiário.

Os gimnofóbicos podem experimentar medo de nudez em frente de todos ou de pessoas específicas e podem considerar seu medo como irracional. Essa fobia comumente surge de sentir-se inadequado porque o corpo seria fisicamente inferior, particularmente em comparação com as imagens idealizadas da mídia. O medo também pode estar relacionado com a ansiedade sobre a sexualidade em geral.

Também está relacionado com a imaginação persistente de vulnerabilidade associado com aqueles que já viram a gimnofóbica nua, porque eles estariam, supostamente, continuando a imaginá-la pelada.
8. MEDO DE MÓVEIS ANTIGOS

O ator holywoodiano Billy Bob Thorton, ex-marido de Angelina Jolie, tem medo de algumas coisas estranhas como certos tipo de talheres e dragões de komodo. Ele também tinha medo de voar (medo que ele afirmou ter desaparecido completamente, paradoxalmente, depois dos ataques de 11 de setembro de 2001, no World Trade Center). Mas fobia mesmo ele tem de móveis antigos, traço que ele já compartilhou com um de seus personagens.

“Eu não tenho fobia de antiguidades estado-unidenses, é [medo de antiguidades] francesas, na maioria. Você sabe, como aquelas poltronas antigas, entalhadas com o assento de veludo. Do tipo Luís XIV. Aquilo me dá calafrios. Eu posso detectar imitações de antigüidades a um quilômetro. Elas tem uma vibração diferente. E muito menos pó.”
9. NEOFOBIA – MEDO DE COISAS NOVAS

É o medo de coisas ou experimentos novos. Também é conhecida como cainotofobia ou cainofobia. Na psicologia é definida como o meno persistente e anormal de qualquer coisa nova. Em sua forma mais leve pode manifestar-se como resistência de tentar coisas novas ou quebrar a rotina. O termo também é utilizado para descrever raiva, frustração ou tremores diante coisas novas e mudanças em geral. Alguns grupos conservadores e reacionários são comumente descritos como neofóbicos em suas tentativas de preservar as tradições ou reverter a sociedade para uma forma como era percebida no passado. A tecnofobia pode ser vista como uma forma especializada de neofobia por causa do temor de novas tecnologias.
10. PTERONOFOBIA – MEDO DE CÓCEGAS COM PENAS

A pteronofobia é o medo irracional de que alguém lhe faça cócegas com uma pena. Certamente eventos ocorridos na infância podem levar a este medo se a criança sente-se encurralada e atormentada com a brincadeira.

Os 10 incidentes mais bizarros com animais

1. A OVELHA QUE FICOU COM O CHIFRE PRESO EM UM CABO DE ENERGIA



Esta infeliz ovelha se tornou uma espécie de bondinho animal depois de ficar com o chifre preso em cabos de energia. Ela desceu do monte em que estava e foi levada até uma área residencial pelos cabos, onde ficou a mais de cinco metros do chão. Por sorte, a energia dos cabos não atingiu o animal.

A curiosa história aconteceu na pequena cidade de Helgoysund, na costa da Noruega. A ovelha foi resgatada por turistas alemães, que conseguiram tirar a ovelha dos cabos, sem nenhum machucado.

2. MINÚSCULO CHIUAUA É LEVADO PELO VENTO



O casal Utley, da cidade de Waterford Township, nos Estados Unidos, tinham acabado de levantar a sua barraca para o mercado de pulgas da cidade, quando Tinker Bell, seu chiuaua de apenas três quilos, foi arrastado como uma folha de papel por ventos de 64 quilômetros por hora. Por sorte, os donos do pobre animal encontraram Tinker Bell Sujo e com fome em uma área a mais de um quilômetro e meio de onde ele estava antes de ser levado pelo vento.

3. CADELA SOBREVIVE MILAGROSAMENTE DEPOIS DE ENGOLIR FLECHA DE 25 CENTÍMETROS, DE BRINQUEDO



Cachorros têm o costume de mastigar e engolir praticamente qualquer coisa que apareça na sua frente, mas Betty, da raça Staffordshire bull terrier, passou dos limites: ela engoliu uma flecha de plástico de 25 centímetros. que era quase do tamanho da própria cadela. Betty sofreu uma cirurgia para a retirada do objeto, que ficou alojado entre seu esôfago e intestino. A cadelinha sobreviveu, mas não aprendeu a lição: assim que chegou em casa, tentou comer o controle remoto da televisão.
4. PÁSSARO COM CIGARRO CAUSA INCÊNDIO COM PREJUÍZO DE R$ 722 MIL



Um pardal e uma bituca de cigarro foram responsáveis por um incêndio que causou um prejuízo de 250 mil libras (aproximadamente R$ 722 mil) a uma loja. Paul Sheriff, gerente da loja que sofreu o incêndio, não sabia o que tinha acontecido para causar o fogo. Seis semanas após o incêndio, investigadores da sua seguradora afirmaram ter encontrado 35 bitucas de cigarro no teto na loja.

A conclusão da seguradora é que um pardal teria pegado um dos cigarros ainda meio aceso para colocar em seu ninho, causando o fogo. Um porta-voz para a seguradora afirmou que este era “o primeiro caso deste tipo” que a empresa já teve que lidar.
5. GATO PRESO DENTRO DE CONTÊINER DE METAL SOBREVIVE 35 DIAS LAMBENDO AS PAREDES



Um gatinho preto chamado Socks milagrosamente sobreviveu durante mais de um mês preso em um contêiner industrial, lambendo as paredes da sua “prisão”. O felino de 11 anos se reuniu com seus donos depois que o eletricista Murray Ruxton encontrou o gatinho dentro do local.

Socks sobreviveu durante 35 duas sem comida ou água lambendo a condensação que descia pelas paredes do contêiner. Depois que o gato sumiu, sua dona registrou o desaparecimento para uma organização de proteção de gatos da sua cidade, além de colocar pôsteres e procurar por Socks nas ruas. Sem que os donos soubessem, ele havia entrado em um contêiner de metal que era usado para guardar equipamentos de uma empresa local, onde ficou preso.
6. RATO CAUSA INCÊNDIO QUE MATA MAIS DE 100 GATOS



Em um acontecimento no mínimo irônico, ratos foram responsabilizados por um incêndio que matou mais de 100 gatos em um abrigo para animais em Toronto, no Canadá. A revolta dos roedores também matou três cães e alguns ratinhos que estavam esperando adoção. Investigações iniciais mostram que ratos teriam roído os cabos elétricos do local, causando o incêndio, que também causou um enorme prejuízo.
7. GAMBÁ FICA COM A CABEÇA PRESA EM JARRA



Teresa Vick estava fazendo a sua entrega de jornais normalmente quando viu uma cena bastante estranha: um gambá com a cabeça presa dentro de uma jarra de pasta de amendoim. O pobre animal ficou preso procurando por comida no pote vazio, como é comum para animais selvagens quando encontram embalagens com (ou sem, no caso) comida. O gambá foi levemente sedado com clorofórmio antes de ter a embalagem tirada da sua cabeça, e ficou tão grato que nem jorrou no seu salvador o substância fedida que o faz tão famoso.
8. PORCA ENGOLE DIAMANTE DE ALIANÇA DE R$ 4.300



Uma porca engoliu o diamante da aliança de Anne Moon, que custou quase 4.300 reais. A mulher colocou a mão próxima à porquinha Ginger, que imediatamente atacou a jóia. Depois do acontecimento, o fazendeiro Paul Caygill, dono de Ginger, teve que ficar fazendo vigília junto às fezes do animal para encontrar o diamante. Caygill afirmou na ocasião que ficou surpreso que a porca atacou o anel, e que é normal que esses animais não mordam.
9. ORANGOTANGO DESATIVA CERCA ELÉTRICA PARA FUGIR DE ZOOLÓGICO



Um zoológico na Austrália foi evacuado depois que uma esperta orangotango fêmea escapou depois de causar um curto-circuito na cerca de proteção do zoológico. A equipe do zoológico de Adelaide afirmou que Karta, que pesa 62 quilos e tem 27 anos, causou o curto-circuito e utilizou galhos para fugir da sua cela.

Apesar da sua esperteza, Karta foi encontrada depois de apenas meia hora. Peter Whitehead, que trabalha no local, afirma que ela parecia perceber que não estava onde deveria e voltou tranqüilamente à sua cela. Trabalhadores do zoológico acreditam que Karta fez a tentativa de fuga por tristeza, ao perder seu companheiro de muitos anos.
10. GATO DESAPARECIDO REAPARECE EM PROGRAMA DE TV



Um gato que desapareceu da sua casa na Cornuália reapareceu vivo e saudável em um programa da TV britânica chamado “Question Time”. Tango apareceu por acaso no programa de discussão sobre política, quando saiu de baixo da mesa em que o âncora do programa estava comandando a atração.

Vários dos participantes do programa, além da platéia, deram risada ao perceber que o gato interrompeu o programa. A dona do gato foi avisada da aparição de Tango na televisão através de uma amiga.

Os 10 animais que mais lutam para sobreviver

10. COELHO

Quando você está bem embaixo na cadeia alimentar, poder se reproduzir rapidamente é uma questão de sobrevivência para a sua espécie. Quando se trata de reprodução, os coelhos são os mais batalhadores: uma fêmea pode ter filhotes sete vezes ao ano, com até seis filhotes por vez. Os coelhos se esforçam tanto para a reprodução que até se tornaram uma praga em alguns lugares do mundo. Na Austrália, eles foram soltos fora de seu habitat natural e agora o país tem uma população de aproximadamente 600 milhões de coelhos.

9. MINHOCA

As minhocas podem parecer pequenas e insignificantes, mas elas praticamente movem a Terra!

Esses invertebrados fazem túneis na terra e ingerem minerais e restos de plantas e animais. O produto final dessa alimentação é um depósito muito nutritivo para a terra. Ao fazer isso, as populações de minhocas podem mover até 40 toneladas de terra a cada 4 quilômetros quadrados.
8. MUSARANHOS

Estes pequenos animais, semelhantes a ratos, se alimentam de insetos, vermes, caracóis e outros pequenos animais.

Eles têm um metabolismo muito rápido e estão sempre à procura de comida.

Para abastecer o metabolismo, eles têm que trabalhar o tempo todo para consumir até três vezes o próprio peso por dia só para sobreviver.
7. ANDORINHA-DO-MAR ÁRTICA

A migração não é nada fácil, e a andorinha-do-mar ártica tem a mais longa de todos os pássaros. Ela faz uma jornada de 35 mil quilômetros para sair e voltar para a Antártica, e fica 90 dias fazendo cada trajeto. Elas viajam pelo mar, e são raramente vistas em terra firme, exceto em sua época de acasalamento.

Essa espécie vive até 30 anos, então pode-se estimar que ela viaja até um milhão de quilômetros em sua vida!
6. BEIJA-FLOR

Como qualquer pássaro, o beija-flor precisa bater suas asas para voar, mas, diferente de qualquer pássaro, ele precisa fazer muito mais esforço. O beija-flor chega a bater suas asas 50 vezes por segundo, e uma espécie chega a bater 80 vezes por segundo. O batimento cardíaco de um beija-flor pode chegar a 1.260 batidas por minuto.

É necessária muita seiva açucarada para sustentar seu pequeno corpo durante um dia.
5. CASTOR

Os castores são um dos maiores trabalhadores do reino animal, sempre mudando o ambiente à sua volta.

Um castor de 20 quilos pode derrubar várias árvores altas para usá-las como represas em rios.

Imagine um animal deste mesmo tamanho, como um cachorro, fazendo o mesmo e então podemos entender quão ocupados são esses animais!
4. LEÃO

Na sociedade felina, as leoas são as mais trabalhadoras: elas fazem a maior parte da caça e criam os filhotes.

Trabalhando juntas, elas conseguem matar animais muito maiores, como elefantes e girafas.

Os machos passam grande parte da vida dormindo e comendo, mas ao menos protegem os filhotes de hienas e outros machos.
3. ABELHA

As abelhas têm o seu trabalho dificultado porque grande parte do néctar das flores é constituído apenas de água. Uma abelha tem que trabalhar dez horas diárias durante seis dias para fazer uma quantidade de mel suficiente para encher um dedal. Além dos trabalhadores esforçados, a rainha-abelha também trabalha: ela consegue botar até 1500 ovos em apenas um dia. Os zangões não trabalham, apenas esperam pela oportunidade de acasalar com uma rainha.
2. FORMIGA

Existem milhares de espécies de formigas em todo o mundo, e cada uma se alimenta de um modo diferente – algumas são carnívoras, enquanto outras são “fazendeiras”, e cultivam fungos para a sua alimentação. Uma coisa que todas elas têm em comum é sua extraordinária força, já que as formigas conseguem levantar até 50 vezes o próprio peso. Essa força é usada para conseguir comida e para defender a colônia de inimigos.
1. SALMÃO

O salmão adulto vive no oceano, mas todo outono ele migra de volta para o rio de água doce onde nasceu. Esses peixes fazem uma viagem contra a corrente, chegando a subir em cachoeiras. Muitas vezes, quando chegam em seu destino final, os peixes morrem de exaustão.

Os 10 animais mais coloridos do mundo

1) CAMALEÃO PANTERA



O camaleão pantera tem a incrível habilidade de mudar de cor para se esconder. Vermelho, branco, verde e azul são apenas algumas de suas possíveis cores. Aposto que o guarda-roupa dele é mais rico do que o nosso, mas, ao contrário de nós, ele não pode escolher o que vai vestir; sua mudança de cor é na verdade afetada pela temperatura, pela luz e até mesmo pelo seu humor.
2) SALMÃO-VERMELHO



Os seres humanos mudam de cor: ficam bronzeados no verão, ou vermelhos quando sentem vergonha. Mas imagine se a cor da sua pele mudasse completamente com o ambiente? Isso é exatamente o que acontece com o salmão-vermelho. Normalmente, sua cor é azul e prata, mas ele fica vermelho e verde no período antes da desova.
3) AVE DO PARAÍSO



O pássaro macho tem uma plumagem colorida fantástica, dança, faz pose e muda completamente a sua forma para cortejar as fêmeas (que tem aparência menos exótica). As aves do paraíso têm grande importância cultural para os nativos da Nova Guiné. Lá, suas penas e peles são comercializadas, e, por isso, algumas espécies estão em extinção.
4) TRAGOPAN TEMMINCKII



Este pássaro impressionante é encontrado nas florestas do sul da Ásia. Ele tem um topete laranja e marrom e seu peito parece um tubarão-baleia deitado em cima de um coração. A cor azul de seu rosto é realmente a sua pele, e não penas. Não é nenhuma surpresa que ele seja considerado o faisão mais bonito do mundo.
5) DRAGÃO DO MAR



O dragão do mar é uma criatura colorida do mundo subaquático. A fêmea produz 250 ovos de uma vez, e quem cuida deles é o macho, que não pode perdê-los – pudera, afinal eles são cor-de-rosa brilhantes. A forma do seu corpo permite que eles se escondam dos predadores disfarçados entre as algas. A espécie é encontrada ao longo das costas da Austrália.
6) PATOLA-DE-PÉS-AZUIS



Esse pássaro é raro. Normalmente, é encontrado nas ilhas Galápagos, no Pacífico, mas podem ser vistos também em várias outras ilhas tropicais e subtropicais. Os brilhantes pés azuis do macho atraem as fêmeas, por isso é uma sorte para eles quando eles perdem uma temporada de acasalamento. Na próxima sua sorte aumenta, já que seus pés ficam ainda mais brilhantes.
7) PEIXE-PALHAÇO



É, o peixe-palhaço pode parecer muito bonito, na sua cor laranja com listras brancas, além de ser mais conhecido pelo filme “Procurando Nemo” mas eis um segredo: ele vive coberto de limo. Esse peixe depende essencialmente das anêmonas-do-mar – ele vive dentro delas para se proteger de predadores e graças ao limo ele não se queima com a planta como o resto dos seres marinhos. Além disso, há uma curiosidade ainda mais estranha sobre esse peixinho. Eles vivem em grandes comunidades, com apenas uma fêmea, um macho maior e outros machos menores que não conseguem se reproduzir. Se a fêmea morre, o macho maior muda de sexo, virando uma fêmea, e outro macho que antes não conseguia se reproduzir toma seu lugar como “macho alfa”.
8 ) FLAMINGO-PEQUENO



As pessoas dizem que nós somos o que comemos. No caso do flamingo-pequeno, isso é literalmente verdade. Sua famosa cor rosa vem de pigmentos das algas que ele come. O flamingo-pequeno é o menor e mais abundante de sua família, e é encontrado na África e algumas partes da Ásia. Estas belas aves são caçadas e comidas por babuínos, gatos selvagens e águias.
9) AGUILHÃO-VELA



Esse peixe é o mais rápido do qual temos conhecimento. Dizem que ele nada em uma velocidade de até 112.65 km/h. Suas listras azuis acendem quando ele está caçando, confundindo suas presas e deixando seus companheiros caçadores saberem o que ele está fazendo.
10) BORBOLETA-MONARCA



Você sabia que as belas cores da borboleta servem como um alerta para os predadores não as comerem porque elas são venenosas? Mas as borboletas-monarcas são provavelmente mais conhecidas por sua migração para o sul da América do Norte. Elas voam quando chegam as primeiras geadas do inverno. Ela é a única borboleta que migra do norte para o sul, como os pássaros.

Os 10 animais de estimação mais bizarros do mundo

10. MISHA, UMA ÉGUA QUE VIVE DENTRO DE CASA


Espaguete é o prato favorito da égua.


9. AS OITO GIRAFAS QUE TOMAM CAFÉ DA MANHÃ COM A FAMÍLIA CARR-HARTLEY





Imagine um café da manhã tradicional: pão, sucos e geléias compartilhadas em família. Pois é mais ou menos isso que acontece diariamente com a família Carr-Hartley, mas o estranho é que não demora muito para uma das oito girafas de estimação da família entrarem pela janela para compartilhar a refeição.


As oito girafas Rothschild, algumas das mais raras do mundo, vivem livres aos pés do Monte Kilimanjaro, mas aparecem no quintal da família diariamente às nove da manhã. Tanya e Miker Carr-Hartley, que cuidam das enormes criaturas, afirmam conhecer as oito girafas por nome.


8. O PINGÜIM ARISTOCRATA





O pinguim Nils Olav é membro honorário e mascote da Guarda Real da Noruega desde 1972. Depois de “servir” durante 35 anos, ele foi transformado em cavaleiro no zoológico de Edimburgo, em uma cerimônia com todos os requintes necessários!


7. A OVELHA ANTI-SOCIAL





A história de Nick Boing é bastante incomum: além de seu nome “humano”, a ovelha se recusa a viver com outras de sua espécie, e vive apenas com a sua amorosa família – de humanos, é claro. Há três anos, a família de David Palmer estava visitando uma reserva natural em Newport, na Inglaterra. Na ocasião, encontraram uma ovelha recém-nascida, e tentaram levá-la para uma fazenda próxima, sem sucesso. Nick continuava seguindo a família, que resolveu levar a ovelha para casa.


Depois deste episódio, a família tentou levar Nick para morar no campo, mas ele se recusa a ficar com outras ovelhas e sempre volta para a sua família. Em casa, Nick assiste à televisão com a família Palmer e só sai da casa para dormir depois de ganhar um agrado especial.


6. A LHAMA QUE VIVE EM APARTAMENTO





Dimitry Nikolau tem há mais de dez anos uma lhama em seu apartamento em Moscou, Rússia. Depois que ele se tornou pai, Nikolau desistiu de ser treinador de ursos e adotou um lhama, que morreu ao levar um tiro durante um assalto. Depois, ele adotou outra lhama, que mora em seu apartamento com pássaros e um gato. Além desses animais, Nikolai pretende adotar um canguru para aumentar ainda mais a família.


5. TOMMY TUCKER, O ESQUILO-MODELO





Tommy Tucker foi o nome dado a esse curioso esquilo, adotado na década de 40 por uma mulher de Washington, Estados Unidos. Depois de encontrar o filhote sozinho em uma árvore, sua dona começou a levá-lo a compromissos sociais, como viagens, e ele se tornou praticamente parte da família. Tommy também era usado como “modelo” para roupinhas especiais que sua dona fazia para ele.


4. A TARTARUGA DE DUAS CABEÇAS





Uma tartaruga de duas cabeças raríssima é cuidada por Sean Casey em seu abrigo para animais em Nova York, Estados Unidos. A tartaruga se tornou o mascote da casa e Casey acredita que ela pode viver ainda por muitos anos, apesar da deformidade – se não os quase cem anos que uma tartaruga normalmente vive… Infelizmente para seu dono, o réptil foi roubado da loja onde vivia.


3. A CABRA REAL





Anspeçada William Windsor, ou simplesmente Billy, a Cabra, é um velho conhecido dos soldados escoceses. Anspeçada é uma graduação militar em desuso no Brasil que ficava entre o Soldado e o Cado-de-esquadra.


Depois de passar nove anos junto ao exército da Escócia, Billy foi levado embora do “combate” para passar a sua aposentadoria tranquilamente em um zoológico local.


2. A CAPIVARA CARENTE





Melanie Typaldos, dona da capivara Caplin Rous, é muito feliz com seu animal de estimação, mas acha que Caplin é muito carente. A capivara segue sua dona pela casa e sempre tenta ficar por perto de Melanie. Caplin, como qualquer gato ou cachorro doméstico, sabe bem a hora que sua dona chega em casa, e espera pacientemente na porta.


1. JESSICA: O HIPOPÓTAMO DE ¾ DE TONELADA





Se você acha que seu animal de estimação dá muito trabalho, que tal um animal que bebe dez litros de café diariamente, pesa 3/4 de tonelada e destrói a sua cama? Quando a hipopótamo Jessica foi arrastada para o seu quintal durante uma enchente, Tonie Joubert e sua esposa cuidaram do animal até que ela voltasse a ficar saudável e tentaram devolvê-la à natureza – sem sucesso, é claro.


Sete anos depois, o pequeno filhote de vinte quilos se tornou um enorme animal de estimação, que já quebrou a cama dos donos três vezes. Apesar dos custos e problemas trazidos pelo animal, os fazendeiros mimam Jessica e temem que ela seja atacada por outro hipopótamo ou por outro fazendeiro em seus passeios.

Os 10 animais mais fofos do mundo

10. DRAGÃO-MARINHO COMUM





Esses pequenos animais pertencem à mesma família que os cavalos-marinhos e os dragões-marinhos. Mas, provavelmente devido ao seu focinho engraçado, são muito mais fofos que seus “familiares”. A maior parte desta espécie vive em água salgada, mas alguns vivem em água doce.


Assim como acontece com o cavalo-marinho, é o macho que carrega os filhotes durante a gestação. Estes animais têm uma vida amorosa agitada: alguns ficam com um parceiro durante toda a vida, enquanto outros ficam com vários parceiros.


9. TOUPEIRA EUROPEIA





Esses pequenos animais têm quase o corpo inteiro coberto por pêlos – o que faz com que eles sejam tão adoráveis. A toupeira europeia passa a maior parte da vida embaixo da terra, cavando túneis e comendo insetos – e são conhecidas por sua visão ruim. Embora esses animais sejam fofos, os túneis que eles cavam podem causar problemas para fazendeiros, já que podem prejudicar plantações. Mesmo com esse problema, ser bonitinho é muito bom: na Alemanha, é proibido matar um desses animais sem permissão legal.


8. KIWI





Esse pássaro com nome de fruta é nativo da Nova Zelândia e é um dos pássaros mais fofos do mundo – fofos literalmente, já que eles têm mais penas que a maioria dos pássaros. Com a evolução, o Kiwi ficou praticamente sem asas. Esses belos animais têm cinco espécies reconhecidas, todas ameaçadas de extinção.


Fato curioso: Os kiwis botam ovos enormes que tem 20% de seu tamanho. É o equivalente a uma mulher de altura média dando luz a um bebê de 10 kg.


7. COELHO ANGORÁ





Acredite ou não, essa engraçada bola de pêlos na realidade contém um coelho. Esses grandes coelhos sofreram modificações genéticas para ficarem mais fofinhos, e têm quatro espécies reconhecidas, além de várias desconhecidas. Para ter uma ideia de quão fofos eles são, é possível fazer roupas a partir dos pêlos desses animais – com o bichinho vivo e saudável.


Fato curioso: Para ter uma idéia de como estes animais sã peludos, há roupas feitas de lã de coelho angorá, sem que os animais sejam feridos.


6. BAIACÚ





Esses animais são uma graça, só tome cuidado para não irritá-los: quando se sentem em perigo, esses animais engolem água ou ar rapidamente, e ficam esféricos e maiores para assustar seus predadores.


Além desse mecanismo de defesa, o peixe-balão é venenoso, mas pode ser comido por humanos aventureiros com a preparação devida.


Fato curioso: O peixe-balão tem o menor genoma de todos os vertebrados.


5. OURIÇO PIGMEU AFRICANO





Esses animais são incríveis: conseguem ser adoráveis mesmo cobertos com pequenos espinhos. Para se protegerem, eles podem se recolher e formar uma “bola”. Em alguns lugares nos Estados Unidos, uma espécie de ouriços é domesticada e pode ser adotada como animal de estimação.


4. HAMSTER-ANÃO





Qualquer hamster é bonitinho, mas essa versão anã é ainda mais adorável. Existem três espécies desses pequenos animais, que são vendidos como animais de estimação em várias lojas.


3. PEIXE-BOI





Esse aqui é incrível: se quase todos os nossos animais adoráveis são pequenos e delicados, o peixe-boi tem a vantagem de ser uma graça, apesar de enorme. Esses animais são herbívoros, e são parentes distantes dos elefantes. Infelizmente, esse grande animal fofo tem riscos de ser extinto.


Fato curioso: Os peixes-boi possuem vestígios de unhas nas suas nadadeiras traseiras.


2. BICHO CABELUDO WOOLLY BEAR





A maioria das lagartas não são muito bonitas, mas as lagartas Woolly Bearess são uma graça. Elas comem várias plantas e são muito bonitinhas devido aos seus pêlos, mas tome cuidado: se encostar em uma dessas criaturas, você pode ficar com uma queimadura química causada pela lagarta.


1. TAMANDUAÍ





Essa adorável espécie é similar a um tamanduá, mas é menor e vive em árvores. Eles têm um longo rabo e têm garras afiadíssimas.

Os 10 animais mais inteligentes

5 – PORCO





Não subestime os porquinhos nos chiqueiros: eles provavelmente são os animais domesticados mais inteligentes do planeta. Apesar de sua inteligência poder ser comparada com a de um cão ou gato, as habilidades de resolução de problemas dos porcos até superam as dos felinos e caninos.


Um estudo mostrou que porcos podem entender o funcionamento de um espelho, pois eles usaram o reflexo para encontrar alimentos escondidos. Os pesquisadores ainda não sabem dizer se os porcos percebem que os olhos refletidos nos espelhos são deles mesmos, o que poderia os classificar no nível de inteligência dos macacos, golfinhos e outras espécies que passaram pelo famoso teste de autorreconhecimento no espelho – um marcador de autoconsciência e inteligência avançada.


Também, em um experimento de 1990, porcos foram treinados para mover um cursor em uma tela de vídeo com os seus focinhos, e a distinguir as imagens que conheciam das que estavam vendo pela primeira vez. Eles aprenderam a tarefa mais rápido do que chipanzés.


4 – POLVO





Enquanto os porcos são os mais inteligentes entre as espécies domesticadas, os polvos são os mais espertos entre os invertebrados. Experimentos em labirintos e de resolução de problemas mostraram que os polvos têm memória de curto e longo prazo. Além disso, eles podem abrir frascos, apertar pequenas estruturas e pegar um lanche dentro de um recipiente. Eles também podem ser treinados para distinguir diferentes formas.


Numa espécie de atividade, parecida com um jogo (uma das características de espécies com inteligência superior) polvos foram observados lançando garrafas ou brinquedos repetidamente em uma corrente circular em seus aquários, para depois apanhar os objetos.


O polvo é o único invertebrado que pode usar ferramentas. Pelo menos quatro espécimes foram observados recuperando cascas descartadas de coco, as manipulando e depois usando-as como abrigo.


3 – CORVO





Em muitos ramos da mitologia, o corvo é um trapaceiro astuto. Já no mundo real, os corvos estão provando ser uma espécie bastante inteligente. Esses animais foram observados envolvidos em façanhas como o uso de ferramentas, a habilidade de esconder e armazenar alimentos de estação para estação, e memória episódica – como a capacidade de usar a experiência pessoal para prever condições futuras.


Uma das espécies, o corvo-da-nova-caledónia, foi visto usando uma ferramenta de folha dura parecida com uma faca para fazer com que nozes caíssem em ruas movimentadas, para que os carros as esmagassem. É ou não é uma ideia engenhosa?


Uma pesquisa recente sugere que os corvos têm a capacidade de reconhecer humanos pelas características faciais, e que eles podem se lembrar de rostos por anos. Portanto, tenha cuidado com o que você vai fazer quando cruzar com um corvo, hein?


2 – GOLFINHOS





Golfinhos estão entre os animais mais inteligentes do reino animal, em parte porque eles têm uma vida muito sociável. Existem evidências de que eles tenham uma sofisticada linguagem própria, embora os seres humanos ainda não tenham conseguido desvendá-la.


Os golfinhos usam ferramentas em seu ambiente natural e podem aprender um impressionante conjunto de comandos com treinadores. Testes recentes mostram que os golfinhos têm autorreconhecimento – um feito reservado para os animais de grande inteligência.


Em 2005, cientistas observaram grupos de golfinhos no oceano Pacífico usando uma ferramenta. Eles arrancavam pedaços de esponja do mar e as envolviam em torno do seu “nariz de garrafa” para evitar escoriações.


1 – ELEFANTES





Não é por menos que os elefantes estão no topo da lista dos mais inteligentes animais não primatas. Eles vivem em sociedades com uma complexa hierarquia social e mostram altruísmo para com outros animais. As fêmeas grávidas até aprendem a comer um certo tipo de folha que induz o parto.


Eles também podem usar ferramentas, se adaptando rapidamente a novas situações – elefantes foram observados jogando grandes pedras em cercas elétricas para cortar a eletricidade.


Mas o que realmente diferencia os elefantes são seus complexos rituais de morte – tirando esses animais, apenas os seres humanos e os Neandertais são conhecidos por homenagear os mortos. Muitas vezes, os elefantes delicadamente investigam os ossos do recém-falecido enquanto permanecem em silêncio. Às vezes, elefantes completamente alheios ao falecido vão visitar seu túmulo.